livros-com-tematica-tecnologica-que-voce-nao-pode-deixar-de-ler
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Não é de hoje que autores de ficção científica têm abordado em seus livros temas variados, como tecnologia, futuros distópicos e reflexões sobre ética e responsabilidade por trás dos avanços tecnológicos. Esses temas também têm sido debatidos no cotidiano dos profissionais e estudantes de tecnologia.

Quando o assunto é tecnologia, alguns livros e autores nos mostram que é possível debater este assunto com bom humor, levando em consideração o universo sério e, muitas vezes sombrio, da ficção científica. Se você curte essa temática tecnológica, confira nossas três dicas de leitura!

Livros sobre Tecnologia: trilogia traz ironia e sátira
Trilogia com humor afiado, ironias e sátiras tem enredo baseado em tecnologia e ficção científica

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Em 1979, Douglas Adams lançou a trilogia ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, definida por ele mesmo como sendo uma trilogia dividida em quatro partes.

A série de ficção científica conta a história do inglês Arthur Dent e seu amigo alienígena Ford Prefect, que habitou a Terra disfarçado para colher informações para o melhor guia intergaláctico para mochileiros de todos os tempos. Douglas Adams encanta gerações com seu humor afiado, ironias e sátiras, debochando das instituições e costumes da nossa sociedade.

No meio de suas aventuras espaciais, o personagem principal se depara com a busca pelo sentido da vida, o que não só diverte, mas também faz o leitor pensar. O que sustenta o livro é a pergunta profunda sobre o “porquê”. De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde vamos?

Os quatro livros que compõe a trilogia são:

  • O Guia dos Mochileiros da Galáxias – Vol. 1” apresenta os personagens e o enredo da sequência de livros. O livro serviu de inspiração para o filme homônimo, lançado em 2005.
  • O restaurante no fim do mundo – Vol. 2” traz a continuação da saga a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo.
  • A vida, o Universo e tudo mais – Vol. 3” fala sobre a jornada galáctica, e também traz muitas questões filosóficas para reflexão.
  • Até mais, e obrigado pelos peixes – Vol.4” é, teoricamente, o livro que encerra a série.

Lançado 13 anos depois do último livro da série, “Praticamente Inofensiva” é visto por muitos como o quinto livro da Trilogia.

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Livro que inspirou o aclamado filme “Blade Runner: Caçador de Androides”, lançado em 1982, a história gira em torno de um futuro distópico no qual o planeta Terra foi devastado por uma guerra atômica que dizimou espécies de animais e plantas e fez com que os sobreviventes emigrassem para mundos-colônias.

No livro, lançado em 1968, Rick Deckard é um caçador de recompensas que não emigrou para as colônias interplanetárias, permanecendo numa San Francisco decadente e coberta por poeira radioativa.

Na trama, que mescla Ficção Científica e Distopia, Rick persegue androides fugitivos para os aposentar. Durante a jornada ele percebe que a linha que separa o real do fabricado não é tão nítida como acreditava ser, e a forma de vida orgânica como conhecemos hoje ganha outro sentido e significado, tornando-se extremamente valiosa.

O autor cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.

Tecnologia versus Humanidade – O Confronto Futuro Entre a Máquina e o Homem

De que lado você está?

O livro do futurisra com instrução na área das humanidades e da tecnologia, Gerd Leonhard é, na verdade, o mais novo manifesto provocador sobre o desejo da humanidade de atualizar e automatizar tudo à nossa volta, em uma busca intemporal de liberdade e felicidade.

Lançado em 2017, o livro traz questionamentos importantes sobre como podemos adotar a tecnologia sem nos transforma nela. O autor nos apresenta, em 228 páginas, o confronto iminente entre o Homem e a Máquina, que já se apresenta na nossa direção.

Nele é possível encontrar temas como inteligência artificial, computação cognitiva, comida impressa, a Internet das coisas, a morte da privacidade, o fim do trabalho tal como o conhecemos, a longevidade radical, entre outros. Que valores morais você está preparado para defender antes do ser humano perder o seu significado para sempre?

E aí, gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para estar sempre antenado sobre as novidades. Para saber mais sobre o conteúdo de entretenimento do blog do Tag Chat, clique aqui.