Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como resultado, já estão sendo vistos em países mais desenvolvidos como o Japão, o uso de hologramas, por exemplo, na hora de realizar o pagamento em muitos comércios. Segundo a consultoria de mercado em tecnologia, Gartner, esta é uma das 12 tendências estratégicas que estão sendo aplicadas no mercado tecnológico em 2022. Agora é a vez de falarmos sobre a tendência da Engenharia da Inteligência Artificial no dia a dia.

Todos os anos, o Gartner identifica tendências de tecnologia que são críticas para os negócios. Este ano, a lista inclui 12 insights que permitirão aos CEOs oferecer crescimento, digitalização e eficiência – e posicionar CIOs e executivos de TI como parceiros estratégicos na organização. “Os CEOs sabem que devem acelerar a adoção de negócios digitais e estão buscando rotas digitais mais diretas para se conectar com seus clientes”, afirma David Groombridge, VP Analista do Gartner. “Mas, de olho nos riscos econômicos futuros, eles também querem ser eficientes e proteger as margens e o fluxo de caixa.”

A Amazon é um dos exemplos bem sucedidos de uso intenso da IAE em toda a plataforma. E é a partir de experiências como estas, que o Gartner espera que essas 12 tendências tecnológicas atuem como multiplicadores de força de negócios digitais e inovação nos próximos três a cinco anos. Gartner é uma empresa de pesquisa e consultoria em TI (tecnologia da informação), divulgando insights e estudos relacionados à área da tecnologia para que os líderes do segmento possam tomar decisões mais assertivas.

Durante a década de 1970 no estado de Kentucky (EUA), o executivo Gideon Gartner fundou a instituição a partir da ideia de que o conhecimento pode facilitar o processo decisório de clientes. 

Especialista em Inteligência Artificial – Novas carreiras ligadas à Inteligência Artificial garantem altos salários

Todos os anos, a instituição identifica as tendências tecnológicas mais importantes para os negócios. A pesquisa para 2022 foi lançada em novembro do ano anterior.

Os relatórios produzidos pela Gartner servem de base para o planejamento estratégico de milhares de empresas globalmente. Negócios sérios, seja do setor da tecnologia ou não, estão sempre atentos aos resultados e previsões divulgados, devido à credibilidade da instituição.

Para a Gartner, a Engenharia de Inteligência Artificial (IA) é uma das inovações tecnológicas mais transformadoras em 2022.

A partir de dados integrados e pipelines de modelo e desenvolvimento, esta disciplina é uma forma de atualizar modelos operacionais e implementar a IA.

No contexto da pandemia, exemplo trazido pelo próprio estudo, empresas que efetivamente implementam essa solução conseguem sair da crise com uma grande vantagem no mercado. Contudo, não basta implementar a Engenharia de IA superficialmente — é preciso utilizá-la, segundo a Gartner.

A estimativa da Gartner é que os 10% das empresas que conseguirem estabelecer as melhores práticas de Engenharia de IA devem gerar pelo menos três vezes mais valor do que aquelas que não implementam a tecnologia, ou seja, os 90% remanescentes.

Além disso, a receita mundial do setor de software de Inteligência Artificial (IA) deverá totalizar US$ 62,5 bilhões, em 2022. Um aumento de 21,3% em relação ao que tinha sido projetado para 2021. É o que diz outra pesquisa recente da Gartner. 

A inteligência artificial fornece soluções revolucionárias para permitir que as organizações se recuperem da pandemia. Mas apenas adotar a IA não será o suficiente, é preciso otimizá-la. 

Entendendo o que é a engenharia da inteligência

shutterstock 1218220324 1 - Tag Chat

A engenharia de IA é a disciplina de operacionalização de atualizações para modelos de IA usando dados integrados e pipelines de modelo e desenvolvimento para entregar mais valor à IA. Em 2025, os 10% dos negócios que implementarem boas práticas de engenharia de IA gerarão pelo menos três vezes mais valor do que seus esforços de IA.

A engenharia de IA automatiza atualizações de dados, modelos e aplicativos para agilizar a entrega de IA. Combinado com uma forte governança de IA, a engenharia de IA operacionalizará a entrega de IA para garantir seu valor de negócios contínuo.

Engenharia de IA é a disciplina de operacionalizar atualizações para modelos de IA usando dados integrados, pipelines de modelo e desenvolvimento para entregar valor de negócio consistente. Combina atualização automatizada de gasodutos com forte governança de IA.

Os líderes de TI lutam para integrar a IA aos aplicativos, desperdiçando tempo e dinheiro em projetos de IA que nunca são colocados em produção ou lutando para reter o valor das soluções de IA depois de lançadas. A engenharia de IA é uma abordagem integrada para operacionalizar modelos de IA. 

“Para equipes de fusão que trabalham em IA, o verdadeiro diferencial de suas organizações estará na capacidade de aumentar continuamente o valor por meio de mudanças rápidas de IA”, disse David Groombridge, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

Engenheiro de IA: profissão do futuro

Assim como outros profissionais da área de Engenharia, o engenheiro de IA é responsável por desenvolver, testar e aplicar projetos e sistemas do setor. Nesse caso, as projeções são relacionadas a softwares inteligentes, que seguem o propósito da área de realizar uma ou mais tarefas minuciosas para facilitar ou possibilitar uma atividade específica. 

Entre suas principais funções, o profissional desenha projeções e projetos de IA, trabalha diretamente com processamento de dados e avalia o grau de dificuldade para o desenvolvimento de soluções, fazendo o gerenciamento de cronogramas e profissionais do projeto.

Gartner e as estratégias para 2022

shutterstock 651441421 1 - Tag Chat

 A Gartner considera que cada uma das 12 tendências identificadas oferece um de três resultados principais. Podem contribuir para criar uma base de TI mais resiliente e eficiente, garantindo que os dados são integrados e processados de forma mais segura em ambientes nuvem e não-nuvem; podem ajudar a dimensionar e acelerar a digitalização da organização, ao permitirem responder ao ritmo crescente de mudança, criando mais rapidamente aplicações para automatizar atividades de negócios, otimizar inteligência artificial (IA) e permitir decisões mais inteligentes e mais rápidas; e podem acelerar o crescimento, permitindo maximizar criação de valor e aprimorar recursos digitais.

As novas tecnologias devem ser exploradas por líderes do setor em 2022. São elas: Tecido de Dados ou Data Fabric, Cibersegurança, Privacidade em Computação, Rede Global na Nuvem, Computação, Compostos e Aplicativos, Inteligência de Decisão, Hiperautomação, IA de Engenharia, Distribuído Empresa Total, Experiência Autonômica, Sistemas e IA Generativo.   Vamos abordar cada uma das 12 estratégias separadamente. Falamos de Tecido de Dados ou Data Fabric, Cibersegurança, Privacidade em Computação, Rede Global na Nuvem, Computação, Compostos e Aplicativos, Inteligência de Decisão e Hiperautomação.

Links pesquisados:

www.umov.me

www.abii.com.br

www.maximizasoftware.com.br

www.kbase.com.br

www.vertigo.com.br

www.inforchannel.com.br

www.gartner.com