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Chega um momento na vida empresarial em que é preciso abrir mão de antigas práticas para dar lugar à modernidade, utilizar recursos mais eficientes e certeiros para atingir objetivos comerciais e largar na frente da concorrência. Que empresa hoje trabalha sem o auxílio de um computador?

Arquivos manuscritos, papéis e rotinas burocráticas tem sido substituído com êxito pela automação de processos, que nada mais é do que transformar trabalhos manuais em tarefas a serem realizadas por equipamentos, sistemas ou máquinas. O grau de intervenção humana depende de cada situação, seja ela simples ou complexa.

O conhecimento de cada uma das etapas do processo de tomada de decisão está muito ligado à compreensão da definição de gestão empresarial. Gestores precisam ter em mente a importância de manter a maior parte da carga operacional dos processos de compras automatizados.

A automação de processos consiste em transformar etapas que eram realizadas de maneira manual em procedimentos que contam com a ajuda de tecnologia. O advento da automação não vem para substituir a atividade humana, mas sim para otimizar recursos e facilitar o trabalho dos profissionais de uma maneira geral.

Automatizar processos se fez cada vez mais necessário, principalmente depois do crescimento dos canais digitais. Como exemplo podemos citar estratégias de e-mail marketing, que podem ser enviadas com ajuda da automação de marketing. Embora possa parecer complicado, os fluxos de e-mail automatizados são simples de serem configurados.

Agora que você já escolheu a plataforma ideal para sua empresa, pode começar a pensar nos fluxos de e-mail marketing automatizados e personalizar regras, canais e gatilhos que se enquadrem a seus objetivos. Mas não se preocupe, a automação de marketing é acessível para empresas de todos os tamanhos.

Quais as vantagens da automação de processos?

Provavelmente uma das maiores vantagens da automação de processos é a redução de gastos, pois com ela é possível realizar inúmeras tarefas com custo reduzido. Ao automatizar processos, é possível diminuir, ou até mesmo eliminar, gastos com papéis, cartuchos, tinta e perdas causadas por falhas na comunicação entre setores.

A otimização de tempo é outro ponto positivo ao automatizar processos. Com ela, é possível observar um ganho expressivo na produtividade da equipe por conta da implantação de fluxos de trabalho, o que possibilita o acompanhamento das atividades e evita que o expediente seja perdido com distrações e tarefas paralelas.

É sabido que, para automatizar processos empresariais, é importante que haja integração da tecnologia ao dia a dia das organizações, em seus mais diversos âmbitos. Com isto, é possível auxiliar gestores e colaboradores de empresas a obter mais eficiência dos processos e de suas atividades fins.

A automação ainda pode agilizar nos procedimentos burocráticos das empresas que, em geral, são mais morosos e essenciais. Além de ajudar na estruturação de dados relevantes para o auxílio na tomada de decisões estratégicas ou complexas. Ou seja, são inúmeros os benefícios da automação de processos, uma vez que confere:

  1. maior dinamismo;
  2. reduz a ocorrência de controles paralelos e custos;
  3. oferece mais qualidade dos serviços prestados;
  4. maior integração entre determinados setores da empresa.

No caso de negócios que possuem demandas logísticas, aplicações de Inteligência Artificial ainda envolvem vantagens como predição de perspectivas de mercado, controle de estoque mais preciso e abastecimento de produtos. Para saber mais sobre esses assuntos, basta clicar aqui.

Automação de processos: na imagem é possível ver uma pessoa escrevendo algo em um caderno e algumas imagens de envelopes e uma mão holográfica segurando um celular
Computadores ainda não são capazes de substituir por completo os seres humanos

Precisão de máquina

Quando falamos de seres humanos, sabemos que existe menos agilidade no que tange a execução consistente dos mesmos processos. E, mesmo que sua ação se torne repetitiva – em tarefas de rotina – é possível que exista uma dificuldade maior na concentração, o que pode resultar em erros humanos.

O que, por outro lado, pode ser corrigido com o uso de computadores, que são extremamente eficientes neste processo. Daí a importância de ter tarefas executadas por máquinas, para poder dimensiona-las em massa, o que não é facilmente alcançado quando falamos de pessoas.

Mas isso não significa que a automação dos processos vai um dia vir a substituir por completo a intervenção humana, uma vez que os humanos são eficientes em lidar com incertezas e novidades, coisa que as máquinas ainda não são capazes de lidar e, muitas vezes, não conseguem tramitar por mudanças inesperadas.

As máquinas na verdade auxiliam, e muito, na otimização dos trabalhos. Isso também é verdade quando se trata de julgamento ou tomada de decisão em circunstâncias mutáveis. Computadores ainda não são capazes de substituir por completo os seres humanos nessas condições.

Num futuro não muito distante, seres humanos vão trabalhar com dados analógicos e não estruturados, enquanto as máquinas vão desvendar dados digitais e estruturados para fazer uma leitura e interpretação de dados mais coerente. Essas diferenças definem fatores a serem considerados ao selecionar o processo correto para automação de processos.

Sem perceber, empresas dispendem de horas de trabalho dos colaboradores na geração de relatórios. Essa demanda operacional pode ser facilmente substituída por um sistema. Com ajuda da automação de processos é possível alocar o potencial humano para atividades mais analíticas, que vão proporcionar melhores resultados para a empresa.

Outro exemplo de automação são os chatbots. Conversar com um pode ser uma experiência impressionante. Além de solucionar a maioria das solicitações dos clientes sem a intervenção de um humano, a ferramenta pode contar com uma poderosa aliada: a inteligência artificial.

Mesmo que você não perceba, cada vez mais a inteligência artificial está presente em sua rotina. E cada vez mais a IA ganha complexidade para trazer muitas outras aplicações tecnológicas. Para saber mais sobre chatbos e inteligência artificial, basta clicar aqui.

Automação de processos: na imagem é possível ver uma mão segurando um celular e a palavra e-mail marketing ancorada em vários ícones coloridos
Com automação de processos você consegue disparar e-mails de boas-vindas para esses novos assinantes

Automação de Marketing

Uma das formas de automatizar os processos da sua empresas é pensar na automação de marketing, que nada mais é do que a configuração das campanhas de e-mails que devem ser enviados aos seus clientes, com base em um determinado período de tempo.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo: quando seu cliente acessa seu blog e se inscreve para receber seu newsletter ou cria uma conta na sua loja virtual, é hora de enviar um a ele um e-mail de boas-vindas. Fazer isso de maneira manual pode ser exaustivo.

Com a automação de processos você consegue, além criar, configurar uma régua de atendimentos e disparar automaticamente e-mails de boas-vindas para esses novos assinantes. Mas ainda é possível ir muito além, os fluxos podem ser personalizados com base nos dados sobre seus clientes, e no comportamento da campanha.

Por falar em dados, está em vigor, desde o dia 1° de agosto de 2021 as sanções previstas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Aprovada em 14 de agosto de 2018, a Lei nº 13.709, muitas empresas ainda não estão adaptadas ou preparadas para enfrentar a vigência das sanções.

Preparamos um artigo com informações importantes a respeito da LGPD e sua aplicação sobre o e-commerce. Então, se você ainda não conseguiu entender a relação da Lei com o comércio eletrônico, acompanhe o conteúdo produzido até o final e saiba mais sobre o que a lei aborda. Basta clicar aqui.

Vale a pena lembrar que, conforme sua estratégia de automação de marketing evolui, novos fluxos de comunicação devem ser inseridos na sua régua de atendimento afim de garantir que os objetivos traçados pela sua empresa sejam atingidos de maneira eficiente.

Mas, quais são as vantagens de se apostar em uma estratégia de e-mail marketing?

Contra dados não há argumentos. E-mails automatizados podem ajudar a aumentar sua receita e seu ticket médio. Segundo informações da Barilliance, em 2020 a taxa média de conversão de e-mails foi de 1,22%, o que representou por volta de uma venda a cada 100 e-mails.

E-mails, por mais que não pareçam, são relevantes para seus clientes. Por meio deles é possível enviar mensagens que serão contextuais no momento certo. De acordo com o provedor de hospedagem gerenciada Kinsta, 79% dos profissionais de marketing B2C usam e-mails para divulgar novos artigos ou posts em blogs.

Automação de processos: na imagem é possível ver uma pessoa usando um tablet e alguns ícones de envelope flutuando sobre  o aparelho
E-mails automatizados podem ajudar a aumentar sua receita e seu ticket médio

Depois de comentarmos sobre alguns aspectos da automação, nossa equipe de especialistas do TagChat vai ajudar você a criar 6 fluxos de e-mail marketing para ajudar sua empresa a dar o primeiro passo em direção a automação de processos. Acompanhe:

Seja bem vindo

Quer se conectar com novos clientes? Envie e-mails de boas-vindas. Além de serem uma maneira fantástica de comunicação com os novos assinantes, os e-mails ainda podem ajudar eles a aderirem ao seu conteúdo. Embora óbvio, um e-mail de boas vindas estabelece uma conexão imediatamente.

É exatamente nesse ponto que a automação de marketing se destaca. Por meio dela é possível salvar informações coletadas em um banco de dados e, logo após o registro, e-mails de boas vindas são enviados automaticamente. Podemos ainda citar outros benefícios da automação, acompanhe:

  1. é possível definir expectativas claras;
  2. fazer conexões em nível pessoal;
  3. causar uma boa primeira impressão ao seu cliente;
  4. ser excelente e confiável.

Olha só quem faz aniversário esse mês

Como já comentado anteriormente, contra dados não há argumentos. De acordo com informações publicadas pelo Serasa Experian, e-mails de aniversário tem taxa de transação 481% maior do que e-mails que contém conteúdos promocionais. Eles ainda geram 342% mais receita.

Para chamar a atenção dos clientes, e-mails de feliz aniversário costumam ter um presente gratuito, uma oferta especial ou até benefícios, como frete grátis. Se você busca uma maneira de chamar a atenção do seu cliente, use conteúdos interativos no corpo do e-mail.

Que tal enviar para seus clientes um guia de presentes inesquecíveis? Você pode até achar essa estratégia simples, mas essa é uma ótima oportunidade para divulgar alguns produtos da sua loja virtual e conquistar a fidelidade do seu cliente. Ainda podemos citar como vantagens:

  • Experiência – Olhar para seu negócio com a visão do cliente, nada mais é do que pensar na experiência do cliente. A difícil tarefa de se colocar no lugar do consumidor no momento da compra pode trazer muitos benefícios para sua loja virtual. Ao enviar mensagens personalizadas ao cliente, você proporciona uma melhor experiência a ele;
  • Conversões – Um dos maiores especialistas em marketing de todos os tempos, Philip Kotler diz que “manter um cliente pode custar até 7 vezes menos do que conquistar um novo”. Ou seja, não pense apenas em captar novos possíveis consumidores, pense em fidelizar os que você já possui. Uma forma de gerar conversões é fornecer um código de desconto especial;
  • Remarketing – a estratégia de marketing que consiste em exibir anúncios e conteúdos para usuários que já demonstraram interesse na sua empresa, mas que a tempos não visitam sua loja virtual. O objetivo é reconquistar clientes inativos da sua base e aumentar a conversão da sua loja online.

Ofereça recompensas

As funcionalidades da automação de marketing não param por ai. Por meio dos fluxos é possível identificar quem são os clientes que mais interagem com sua empresa. Fornecer incentivos para cada compartilhamento do seu conteúdo pode gerar mais tráfego para seu site, blog e redes sociais.

Podemos afirmar que a estratégia funciona, pois é sabido que todo mundo adora um desconto. Com a automação você pode direcionar as recompensas àqueles clientes que estão mais propensos a realizar uma compra. Que tal personalizar a recomendação de produtos por meio do fluxo de e-mails?

Quando você personaliza gatilhos mentais fica mais fácil apresentar os produtos certos para cada cliente. Uma forma simples de fazer essa estratégia dar certo e verificar quais foram os produtos visualizados nas últimas visitas e enviar um cupom de desconto para aqueles itens.

Esses fluxos de e-mail marketing são muito usados, por conta da sua alta eficácia, na recuperação de carrinhos abandonados, envio de lembretes de boletos vencidos e no caso do abandono de navegação. Com o TagChat você pode criar esses e outros fluxos de comunicação e gerenciar todos os pontos do processo de automação.

Com as informações apresentadas até aqui, acredito que tenha dado para perceber como os fluxos de automação são relevantes, né? Todos os benefícios apresentados até aqui tornam essa estratégia uma fonte de geração de receita muito eficaz para seu negócio.

Automações oferecem a chance de coletararmazenartratar e utilizar os dados dos clientes de maneira assertiva e, assim, direcionar o conteúdo ideal para o lead que, em algum momento, já foi qualificado. No momento certo, as métricas são cruciais e vão ajudar nas vendas e no reengajamento do cliente.

Chegou a hora de colocar toda essa informação na prática. Você já sabe o que são os fluxos de e-mails, por que são importantes e como eles podem ajudar seu negócio a alavancar as vendas. Caso precise de ajudar para dar o primeiro passo, basta entrar em contato com os especialista do TagChat.

Depois desse apanhado sobre automações, gostaria de saber se você, que me acompanhou até aqui, gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com dicas dos conteúdos que gostaria de ver por aqui. Para ficar sempre antenado, siga as redes sociais do Tag Chat e se inscreva para receber o nosso newsletter. Até o próximo artigo.