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Se você está cansado de perder vendas, está na hora de otimizar o atendimento da sua equipe e começar a usar um chatbot. Fazer uso de ferramentas que te ajudem na organização pode ser útil tanto no atendimento ao cliente quanto a monitorar as etapas do funil de vendas e suas leads.

O mercado tecnológico está avançado nesse ponto. Já existem algumas ferramentas que oferecem soluções para atendimento multicanal integrado a diversas plataformas. É o caso do Tag Chat, que além de ser um omnichannel, ainda possui funcionalidades e integrações que vão desde o contato com o cliente até recuperação de carrinho e atualização de status de encomendas via WhatsApp.

No artigo de hoje vamos apresentar um apanhado com seis maneiras de usar o chatbots para melhorar as vendas do seu e-commerce. Mas antes de começarmos, vamos contar nossa experiência com formulários e a evolução da captação de leads via chatbot. Acompanhe…

chatbot
Chatbots podem auxiliar sua equipe de marketing e vendas a potencializar a captura de leads do seu e-commerce

Abandone os formulários

Você está perdendo vendas e temos como provar. Nossa equipe entrou em contato com 126 empresas que usam o formulário como única forma de comunicação com o cliente. Desse teste, recebemos apenas 6 retornos, 3 deles via WhatsApp. Uma forma de evitar que essas perdas aconteçam é estar sempre presente.

Nosso chatbot, além de fazer a captação ainda qualifica seu lead com perguntas personalizadas e direcionadas para seu nicho de negócio. Esses dados, depois de coletados, são enviados para seu WhatsApp, assim a comunicação pode ser iniciada imediatamente.

Para saber mais sobre todas as funcionalidades do Tag Chat, acesse nosso site ou solicite o contato de um dos nossos consultores. Temos uma equipe de especialista no aguardo do seu contato.

1 – A importância dos leads

Quem está inserido no cenário digital sabe o tanto que a geração e a qualificação de leads é uma tarefa essencial e, ao mesmo tempo, nada fácil de ser feita. A captura de leads por meio de chatbots pode ajudar suas equipes de marketing e vendas a manter o cliente aquecido, além de entregar conteúdo de qualidade por meio de e-books, infográficos, webinars.

Abandone os formulários. É mais fácil o visitante fornecer dados durante uma conversa do que preencher um que não é nada interativo. Essa é a palavra: interação. O contato direto com o lead é o ponto essencial para melhorar suas vendas. Esse fator também pode influenciar na retenção dos clientes.

2 – Pré-venda automatizada

Otimize o trabalho dos seus vendedores. Com ajuda de um chatbot é possível fazer a pré-venda de maneira rápida e eficiente. Por meio da ferramenta é possível apresentar todas as informações sobre o produto solicitadas pelo cliente. Caso haja interesse, o chatbot já coleta os dados necessários para a finalizar a compra.

Personalização, outro ponto positivo no uso de chatbots. Escolher o foco do seu assistente virtual faz toda a diferença. Você pode o programar para passar informações sobre produtos ao cliente ou apenas para capturar dados para sua equipe. Programar seu chatbot para usar linguagem humanizada também é possível.

3 – As vendas automáticas

Multifacetário, o chatbot pode ser programado para oferecer produtos e, depois da escolha, redirecionar o cliente para a página de checkout, onde ele vai fornecer os dados solicitados e efetuar o pagamento. Ou seja, o chatbot ainda pode auxiliar nas vendas automáticas e, assim, aumentar a receita do seu e-commerce.

Para facilitar ainda mais sua vida, o chatbot pode ser integrado com sistemas de pagamento e enviar boletos e links de pagamentos para seu cliente. Tudo isso sem nenhuma intervenção humana. Como pode ver, existe uma infinidade de maneiras de automatizar o processo de vendas do seu e-commerce, escolha a sua.

Chatbot
Configure seu bot para divulgar promoções e descontos e oferecer frete grátis e ofertas para visitantes do seu e-commerce

4 – Abordagens pró-ativas

Lembra daquele lead que capturamos lá no começo do artigo? Vamos usar eles aqui. Pessoas que navegam pela sua loja virtual estão à procura, ou tem interesse, em algo que seu e-commerce disponibiliza. A chance de efetuar uma venda para essas pessoas é maior se você usar abordagens pró-ativas.

Configure seu bot para divulgar promoções e descontos e oferecer frete grátis e ofertas para visitantes do seu e-commerce. Com o Tag Chat, você ainda pode utilizar o chatbot para fazer recuperação de carrinho abandonado, avisar seus clientes sobre vencimento de boletos e notificá-los, via WhatsApp, a cada atualização do status de suas encomendas.

5- Sempre disponível

Não deixe seu cliente à espera de atendimento. Esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal de contas, você não sabe quando seu cliente vai entrar em contato. Empresas perdem clientes por não terem capacidade para atender a todos. Além de gerar insatisfação no consumidor ainda é possível perceber uma queda nos lucros.

O chatbot não faz a venda sozinho, mas com ele em funcionamento é possível coletar e salvar dados necessários do cliente para que, a posteriori, um vendedor entre em contato e finalize a venda. A abordagem rápida melhora os resultados do seu e-commerce. O bot te ajuda a não perder oportunidades por não estar online.

6 – Saiba analisar os dados e otimizar recursos

Vamos apontar aqui dois motivos que podem impactar nas vendas do seu e-commerce e na retenção dos seus clientes: má qualidade do atendimento e NPS (Net Promoter Score) baixo. A resposta para essa pergunta que você está se fazendo ai é sim. Os chatbots podem solucionar problemas como este.

Com um chatbot bem configurado é possível resolver requisições simples e recorrentes. Isso libera os funcionários para demandas mais complexas e negociações com clientes que possuem maior potencial de compra. Com a centralização dos dados é possível aumentar em até 532% a produtividade do seu time de atendimento.

Você sabia que mais de 50% dos atendimentos do seu e-commerce são dúvidas referentes a atualizações e rastreamento de pedidos? Com o Tag Chat você consegue notificar seu cliente, via WhatsApp, a cada mudança de status do pedido em tempo real. Para saber mais sobre a ferramenta, basta clicar aqui.

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