TagChat
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Que o e-commerce está em alta, não podemos negar. Em um cenário que se apresenta cada vez mais competitivo, ao mesmo tempo que é preciso passar confiança aos usuários, é necessário oferecer experiências positivas aos seus clientes para não ficar para trás.

E quando falamos em tendências, não podemos pensar apenas no futuro. Estamos em tempo de transformação e estar antenado a novas tecnologias, além de ajudar a analisar o comportamento do cliente, é essencial para o bom desenvolvimento de qualquer e-commerce.

O Brasil está na lista dos países com maior número de usuários de internet do mundo, e isso acaba afetando também as estatísticas dos e-consumidores, que são os adeptos ao comércio virtual. E, para te ajudar a se destacar nesse novo ramo de atividade, criamos uma lista com as principais tendências para o setor em 2021.

1. Transformação digital

Home Office foi a palavra mais falada no ano de 2020. Mesmo com muitas empresas já tendo adotado o sistema de trabalho, a mudança foi grande para negócios que não estavam preparados. Ter um sistema de gestão online e em nuvem quebrou a barreira do trabalho em um único lugar. O profissional pode acessar controle financeiro, estoque, logística por meio de dispositivo móvel, em qualquer lugar. 

A flexibilidade ajudou não só na produtividade, mas também no crescimento do negócio. Para isso foi preciso investir em tecnologia, como o armazenamento de dados em nuvem, o cloud computing. O Enterprise Resource Planning, (ERP), passou a ser executado em uma plataforma global de servidores, sem ocupar espaço no computador.

Acompanhando a transformação digital, outra mudança foi a quebra da barreira entre físico e digital. O e-commerce vai ganhar cada vez mais força no cenário pós pandemia e o comportamento do consumidor tende a ser cada vez mais dinâmico. Afinal de contas, não podemos negar que comprar online seja cômodo, fácil, seguro e cada vez mais acessível.

Mas vale lembrar que vender online depende de vários fatores, como organização da plataforma, estratégias de venda, gestão de setores internos e satisfação do cliente. A tecnologia auxilia no processo e nos permite contar com ferramentas que profissionalizam nosso negócio definitivamente.

Como é o caso do Tag Chat. Por meio de seu omnichannel é possível reunir a comunicação da sua empresa em um único lugar. Outro benefício da ferramenta é automatizar todo fluxo de conversas com seus clientes de forma rápida e simples. Para saber mais sobre as funcionalidades da ferramenta, acesse nosso site.

Como comentado acima, não é novidade que o comportamento do consumidor mudou. Agora ele procura por produtos em vários locais diferentes, como lojas virtuais, marketplaces e redes sociais. Para o empreendedor, estar presente em várias plataformas é importante para acompanhar o consumidor e oferecer boa experiência de compra, que vai desde pesquisa pelo produto, até a disponibilidade dos itens, preço, frete e prazo de entrega

O e-commerce passou a ser uma oportunidade de empreender, e os marketplaces passaram a ser referência para consumidores escolherem onde comprar com segurança. O consumidor entendeu na prática as facilidades do e-commerce, e deve substituir boa parte de suas compras presenciais no pós pandemia, por compras online.

rural pago fintech e commerce 1024x427 1 - Tag Chat
Acompanhando as tendências, o Rural Pago oferece garantia, segurança e vantagens para transações financeiras dos seus usuários

2. Fintechs

A XP Investimentos estimou, em julho do ano passado, que o setor de e-commerce teria crescimento superior a 32% para o ano de 2021. Parte desse crescimento está atrelado aos serviços financeiros oferecidos por empresas. Para exemplificar podemos citar o Mercado Livre e sua carteira digital, o Mercado Pago, que oferece soluções financeiras para facilitar as compras dos seus usuários.

Outro exemplo é o Rural Pago, plataforma de pagamento e recebimento exclusiva do Buscar Rural. Com taxa de cobrança baixa se comparada com as demais já aplicadas no mercado, o Rural Pago oferece mais garantia, segurança e vantagens para transações financeiras dos seus usuários.

Aproveitando o crescimento do e-commerce, bancos digitais estão criando seus próprios marketplaces. Dois exemplos claros desse movimento são o PagBank e o BMG que, além de facilitarem transações financeiras, ainda oferecem atrativos, como o cashback.

3. Meios de pagamentos

Lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 pelo Banco Central, o Pix veio para revolucionar a forma como pessoas fazem transferências de valores via smartphone. Até a chegada da nova tecnologia, funções como TED e DOC levavam tempo para serem efetuadas e ainda gerava cobrança. O Pix permite que o dinheiro caia em segundos, mesmo fora de dias úteis.

As tendências em pagamentos vem para dar mais autonomia aos usuários e permitir que eles tenham mais de uma opção para escolher. Uma delas, lançada em maio de 2021, é o WhatsApp Pay, que assim como o Pix, não possui taxas de cobrança e é tão simples como fazer a transferência de um arquivo ou enviar uma foto.

A princípio, o WhatsApp Pay vai permitir o pagamento com cartões de débitopré-pago ou combo de algumas instituições financeiras. Dentre instituições já cadastradas estão: Banco do BrasilBanco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado PagoNextNubankSicredi e Woop Sicredi. Para saber mais sobre o WhatsApp Pay, basta clicar aqui.

tagchat rastreio e commerce ecommerce plataforma - Tag Chat
Solução para e-commerce: Tag Chat sincroniza todos os status de rastreamento dos pedidos a cada intervalo de tempo

4. Logística automatizada

Comprovado. O tempo de entrega é um fator determinante e decisivo na hora do consumidor finalizar uma compra. Por conta disso, a experiência de compra, tão estimada pelo consumidor, está diretamente ligada ao processo de logística: o recebimento do produto.

No Brasil, por conta de uma rede de transportes pouco variada, alguns dos processos de entrega tem sofrido melhorias. Empreendedores tem usado soluções como pontos de retirada de produtos, ou seja, compre no site e retire na loja.

Essa estratégia, além de diminuir o valor do frete, ainda torna a compra mais acessível para o consumidor e menos complicada para empresas. A descentralização, quando bem executada, aumenta ainda mais a experiência do consumidor online e off-line.

Quando pensamos em atendimento, mais de 50% das mensagens enviadas para um e-commerce são dúvidas referente a atualizações e rastreamento de pedidos. Uma maneira de otimizar o tempo da sua equipe, reduzir custos e garantir a satisfação do cliente é utilizar ferramentas que façam rastreios de encomendas.

Graças a uma integração com os Correios, o Tag Chat sincroniza todos os status de rastreamento dos pedidos a cada intervalo de tempo e, no momento que houver uma nova atualização, uma mensagem é enviada para o WhatsApp do seu cliente. Para saber mais sobre os rastreamentos, clique aqui.

5 – Inteligência Artificial

Não é novidade pra ninguém que a era dos robôs chegou, e para ficar. Em um futuro não muito distante vamos presenciar máquinas, com inteligência artificial, assumindo funções que antes eram feitas exclusivamente por humanos. Um exemplo claro disso é o atendimento.

O uso de assistentes virtuais está cada vez mais comum e, a cada dia que passa, se torna mais popular. A tecnologia, que até então era usada apenas por grandes instituições, hoje é acessível a todos. Muitos atendimentos já estão sendo feitos por assistentes virtuais.

Nos últimos anos muito se ouviu falar sobre assistentes virtuais. Quem não conhece a Bia, a inteligência artificial do Bradesco? Algumas marcas lançaram o atendimento inteligente e o consumidor passou a ser atendido por chatbots, o que confere mais praticidade e agilidade nas demandas.

Já é comum entrar em um e-commerce e ser atendido por um assistente virtual. Além de otimizar o atendimento, os bots diminuem o fluxo de solicitações repetidas. Apostar em chatbots para o primeiro atendimento é uma estratégia que dá certo, economiza tempo e investimento financeiro.

Vamos citar aqui o Tag Chat como ferramenta de chatbot. Com ele a comunicação pode ser toda personalizada e direcionada para um setor ou atendente dar continuidade ao atendimento. Para saber mais sobre a funcionalidade de inteligência artificial do Tag Chat, basta clicar aqui.

omnichannel e commerce ecommerce - Tag Chat
O omnichannel chegou para centralizar todos os consumidores em um único lugar e centralizar a forma de comunicação

6. Omnichannel

Com a recente mudança no hábito de compra dos consumidores, os clientes estão espalhados por vários canais e manter excelência no atendimento, nos dias de hoje, está cada vez mais difícil. O omnichannel chegou para centralizar todos esses consumidores em um único lugar e centralizar a forma de comunicação. Podemos citar, como exemplo de ferramenta omnichannel, o Tag Chat.

Com o Tag Chat é possível conectar todos os canais de comunicação da sua empresa em um único lugar e revolucionar o relacionamento com o cliente. Por meio da ferramenta ainda é possível automatizar tarefas cotidianas, criar jornada de atendimento personalizada e qualificar seus leads.

Por meio de implementação de pacotes, ainda é possível notificar seu cliente via WhatsApp a cada mudança no status de sua encomenda. Além do rastreamento de encomendas, o Tag Chat faz a notificação de todos os eventos que você desejar. Tenha tudo em um único lugar. Clique aqui para fazer um teste grátis.

tecnologia e commerce whatsapp pay ecommerce - Tag Chat
Em expansão: compras realizadas por meio de smartphones representam 41% do volume total de transações online no Brasil

Bônus

Compras realizadas por meio de smartphones representam 41% do volume total de transações online no Brasil. Em países da Europa e da Ásia, os números são ainda maiores, 50%. A expectativa é que o uso de dispositivos móveis para compra de produtos e serviços aumente ainda mais nos próximos anos.

Em relação às entregas, a logística é parte fundamental do e-commerce, e o tempo de entrega é um dos fatores que comprometem esse processo. Prazos longos para o recebimento das mercadorias já não é aceitável e, muitas vezes, é um fator determinante na hora da compra.

Com a entrada recente no mercado de aplicativos de entregas rápidas, o e-commerce brasileiro deve sentir a pressão dos consumidores. O menor tempo, de fato, deve ser um diferencial competitivo importante nos próximos anos.

Fique atento às nossas postagens para não perder nenhum artigo. Se inscreva no nosso newsletter e siga o Tag Chat nas redes sociais.