Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma tabela denominada Gartner para 2022 traz as novidades: tecido de dados ou data fabric

A Gartner, consultoria de mercado em tecnologia, anunciou quais serão as 12 tendências estratégicas em tecnologia que devem ser exploradas por líderes do setor em 2022. São elas: Tecido de dados ou Data Fabric, Cibersegurança, Privacidade em Computação, Rede Global na Nuvem, Computação, Compostos e Aplicativos, Decisão e Inteligência, Hiper Automação, Al Engenharia, Distribuído Empresa Total, Experiência Autonômica, Sistemas e AI Generativo.

O ano será definido pela aproximação de CIOs dos imperativos de negócios de empresas. A tendência é resultado do alinhamento entre líderes executivos e Conselhos de Administração na busca por crescimento através de conexões digitais diretas com os clientes.

Os CIOs devem encontrar soluções que multipliquem a força dos recursos de TI para permitir o crescimento e a inovação, criando também bases técnicas escaláveis e resilientes, cujas capacidades de escalabilidade liberarão dinheiro para investimentos digitais. 

A inovação tecnológica é um capacitador chave da diferenciação competitiva e é o catalisador para a transformação de muitas indústrias. Tecnologias inovadoras estão aparecendo continuamente, desafiando até mesmo as organizações mais inovadoras a se manterem atualizadas.

Saiba quais as alternativas para vender melhor com a ajuda da tecnologia

Vamos abordar cada uma destas tendências. A primeira a ser detalhada será Tecido de Dados ou Data Fabric e assim será feito, por partes, até serem mencionadas as 12 tendências citadas pelo estudo da Gartner. O Data Fabric ou Tecido de Dados, segundo o Gartner, está entre as principais tendências de TI para os próximos anos.

Os dados se tornaram importantes ativos na sociedade da informação. Há quem os chame até de “o novo petróleo”. Não à toa, conceitos como Big Data e Data Intelligence têm ganhado cada dia mais espaço e sentido no mundo corporativo. Com o objetivo de otimizar e ampliar o trabalho com dados, surge mais um conceito: o Data Fabric.

Ao contrário do que o nome pode sugerir, o Tecido de Dados não diz respeito a uma fábrica de dados em si, uma vez que ele não os produz, mas sim uma grande teia que sistematiza dados oriundos de diferentes plataformas de captação, de forma mais ágil e eficaz.

Dada sua importância e recente crescimento, este material vai explorar melhor o conceito, explicando como ele pode ser aproveitado por líderes e gestores para melhorar o desempenho da empresa.

Entendendo o processo do Data Fabric

shutterstock 1686023527 - Tag Chat

O termo Data Fabric pode ser entendido como uma malha de dados. Dessa forma, ela consiste numa estratégia mais inteligente e precisa de trabalhar dados de forma integrada. Mais precisamente é um conceito emergente, relativamente novo e refere-se ao design de gerenciamento de dados para obter mais flexibilidade, reuso e aumento da integração das APIS e outras plataformas.

Os dados geralmente ficam isolados em aplicativos diferentes. Assim, o Tecido de Dados realiza o cruzamento dessas informações por meio de análises contínuas, explorando de forma mais eficaz as potencialidades dessa informação.

Como já se sabe, o Data Fabric implica numa solução de integração e gerenciamento de dados de ponta a ponta. Dessa forma, é a partir da análise embutida de leitura de metadados, com o Data Fabric, que é possível aprender quais dados estão sendo usados. Assim, o valor real da solução está na capacidade de fazer decisões acertadas e com melhores dados, reduzindo gastos em até 70%, segundo Gartner. 

Ainda sobre o termo, a Gartner o define como uma estratégia que aproveita os recursos humanos e da máquina para acessar dados no local ou apoiar sua consolidação quando apropriado.

Dessa forma, tais resultados oferecem melhor suporte à tomada de decisão reprojetada, fornecendo mais valor por meio de acesso e compreensão rápida do que as práticas tradicionais de gerenciamento de dados.

Numa perspectiva futura, a Gartner acredita que, até 2024, a implantação de Data Fabric vai quadruplicar a eficiência na utilização de dados, enquanto reduz pela metade o envolvimento de humanos nas tarefas de gerenciamento de dados.

Dada a importância do Data Fabric no contexto atual de produção e armazenamento de dados, empresas têm o dado como principal ativo do seu negócio. Dessa forma, precisam dessa solução para aprimorar as formas como trabalham com tais informações para melhorar continuamente a performance da empresa no mercado em que atua.

Pesquisa da Gartner

Para se ter ideia, uma pesquisa da Gartner demonstra que até 68% dos dados não são analisados na maioria das organizações e até 82% das empresas são inibidos por informações agrupadas quase que isoladamente.

Com um Data Fabric, tanto os usuários do seu negócio, como os cientistas de dados podem ter acesso a informações mais confiáveis e precisas, com maior agilidade. Isto servirá para seus aplicativos, análises, máquinas ou sistemas com Inteligência Artificial, seja em modelos de aprendizado de máquina ou de automação de processos de negócios. Tudo isso auxilia na obtenção de tomadas de decisões mais acertadas, além de impulsionar a transformação digital.

Nas empresas, portanto, o Data Fabric pode ser usado como o recurso que integra as plataformas de dados, Data Lakes, APIs, softwares diversos que podem ser usados com IoT.

Neste sentido, o Data Fabric pode disponibilizar um painel de controle único para gerenciamento de todos os dados, independentemente da plataforma ou localização.

A abordagem de malha de dados pode aprimorar os padrões tradicionais de gerenciamento de dados e substituí-los por uma abordagem mais responsiva. Ele oferece aos líderes de dados e análises (D & A) a chance de reduzir a variedade de plataformas integradas de gerenciamento de dados e fornecer fluxos de dados entre empresas e oportunidades de integração.

Mudanças repentinas que exigem leituras rápidas

shutterstock 1499306735 - Tag Chat

Em um mundo em que eventos globais podem afetar repentinamente a necessidade de novos dados, a agilidade do gerenciamento de dados se torna essencial. Os profissionais técnicos de dados e análises podem usar essa pesquisa para determinar se uma malha de dados pode ser usada para fornecer essa agilidade em sua organização.

O conceito de Tecido de Dados surgiu como uma tendência para a gestão e análise de dados, fornecendo um ambiente único constituído por uma arquitetura unificada e serviços que funcionam dentro da arquitetura que ajuda qualquer organização a gerir os seus dados para acrescentar valor e acelerar a transformação digital.

Tecido de Dados: arquitetura que otimiza resultados

O Tecido de Dados é, portanto, uma arquitetura de gestão de dados concebida para otimizar o acesso aos dados distribuídos, de modo a poder ser inteligentemente selecionado e orquestrado para entrega de autosserviço aos consumidores de dados. Qualquer empresa que faça uso de um tecido de dados pode elevar o valor dos dados da empresa, fornecendo aos utilizadores o acesso aos dados em tempo real, independentemente do local onde estes são armazenados.

Uma arquitetura Data Fabric é independente de ambientes de dados, utilização de dados, processos de dados e geografia, mas tem a capacidade de integrar capacidades centrais de gestão de dados. Esta estrutura automatiza a descoberta de dados e a governação, gerando dados que estão prontos para serem analisados e utilizados pela inteligência artificial.

A implementação da Data Fabric é capaz de fornecer um único ambiente para aceder e recolher todos os dados, eliminando silos. Também permite a gestão simples de dados, incluindo integração, governação e partilha de dados, quando já não são necessárias múltiplas ferramentas. 

Isto resulta numa maior escalabilidade para acomodar grandes volumes de dados, as suas fontes e aplicações, facilitando o aproveitamento da nuvem que suporta ambientes on-premises, híbridos e multi-nuvem. Isto reduz a dependência das infraestruturas e soluções herdadas.

Links pesquisados:

www.algartech.com

www.gartner.com

www.softtek.eu

www.convergenciadigital.com