Sistemas
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Olhar para o seu negócio com a visão do cliente, nada mais é do que pensar na experiência do usuário. A difícil tarefa de se colocar no lugar do consumidor no momento da compra pode trazer muitos benefícios para seu e-commerce. Hoje em dia, pensar na experiência do consumidor é pré-requisito quando o assunto é manter seus clientes satisfeitos. Que tal fazer isso por meio da estratégia de marketing multicanal?

A fidelização do cliente está diretamente ligada a esse nível de satisfação e, quanto mais satisfeito, maior a probabilidade deles voltem a comprar com você. Para te ajudar com essa nada fácil missão, vamos apresentar uma estratégia de marketing, comentar sobre seu funcionamento e as vantagens em sua aplicação para e-commerces.

multicanal
O marketing multicanal te ajudar a identificar quais são os canais mais utilizados pelo seu público alvo

Prazer, multicanal

Já é comprovado que se conectar com o público é uma das maneiras mais eficientes para melhorar a experiência do cliente. A estratégia de marketing que tem sido muito usada para promover essa aproximação é o multicanal. Ela tem como objetivo levar seu e-commerce de encontro com seu público alvo.

O marketing multicanal nada mais é do que a estratégia que vai te ajudar a identificar quais são os canais mais utilizados pelo seu público alvo. O objetivo é levar seu e-commerce para esses canais, definir a maneira de se comunicar em cada um deles e, consequentemente, trazer mais visibilidade para seus produtos e serviços.

Quando seu e-commerce não está presente em vários canais, além de limitar o crescimento você também perde a oportunidade de criar estratégias pensadas no seu público alvo. Dentre os possíveis canais que seu e-commerce pode explorar, temos duas vertentes: offline ou online.

  • Off line – compreende lojas físicas, propagandas em rádio, jornais impressos, panfletagem e redes de televisão;
  • On line, – engloba lojas virtuais, marketplaces, redes sociais, chat, e-mail, blog, aplicativos, sms e notificações push.

Mas calma, não vale a pena gastar energia a toa. Seu foco não deve estar concentrado em atingir seus clientes por meio de todos os canais, mas sim entender em quais meios você vai conseguir impactar um número maior de leads. Assim, você investe apenas nos canais que vão trazer resultados positivos para seu negócio.

mundo na sua mao e commerce multicanal - Tag Chat
Esteja presente em vários canais e crie estratégias pensadas no seu público alvo

Vantagens do multicanal

Com quatro passos simples, vamos te ajudar a criar uma estratégia de marketing multicanal de sucesso para seu e-commerce, acompanhe:

1 – Conheça seu público e sua persona

Quando pensamos em marketing digital é fundamental conhecer nosso público-alvo e desenhar a persona. Esse conhecimento é importante na hora de criar uma estratégia multicanal. A persona é a representação mais aproximada dos seus clientes, e é a partir dela que você consegue definir quais canais pretende explorar.

Não confunda: Público alvo é uma parcela da sociedade para quem você pode vir a vender seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma humanizada e personalizada. Depois de conhecer sua persona e saber suas preferências, vai ser mais fácil saber o que ela procura e oferecer produtos ou serviços mais direcionados. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

2. Integre diferentes canais

Independente de quantas redes você pretende atuar, suas campanhas precisam ser funcionais em todas elas. Depois de mapear todos os canais onde seu público-alvo está, é hora de pensar em formas de integrá-los. Crie conteúdos que levem sua audiência de um canal para o outro.

Ou seja, faça em seu blog um artigo bem completo sobre um assunto de interesse do seu público. Crie e e-mail marketing sobre o tema e acrescente links direcionais para o blog. Para as redes sociais, crie postagens e convide seus usuários a acessarem sua página.

Assim você trabalha a mesma campanha em diferentes redes e direciona seus leads para seu conteúdo central. Essa estratégia permite que você amplifique a visibilidade da sua marca sem precisar desenvolver uma ação para cada canal.

3 – Mantenha o foco no cliente

Para se destacar é preciso conhecer seu cliente e para otimizar a experiência dele durante a jornada de compra também. Então, conhecer seu público alvo é muito útil para oferecer um atendimento de qualidade e com o foco na necessidade do público. Esteja presente nos mesmos canais que seu público alvo e ofereça rapidez e qualidade

Crie mensagens consistente para seu consumidor, faça pesquisas de satisfação, ouça seu cliente, seja claro, objetivo e transmita a mensagem na hora certa. É ideal também treinar seus colaboradores para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente.

4. Planeje seus custos

Desenvolver uma estratégia de marketing multicanal vai demandar, além de tempo, investimento financeiro. Mesmo que você escolha tocar o projeto por conta própria, em algum momento, será necessário investir. Planeje as ações que possam gerar custos e organize um orçamento. Assim, fica mais fácil garantir que os investimentos sejam feitos apenas em iniciativas que poderão lhe trazer resultados.

multicanal ecommerce e commerce golpe whatsapp - Tag Chat
Implantar uma estratégia de marketing multicanal vai demandar tempo e dedicação, mas os benefícios fazem valer à pena

Como implantar?

Implantar uma estratégia de marketing multicanal vai demandar tempo e dedicação, mas os benefícios para o seu e-commerce fazem todo esforço valer à pena. A partir de agora vou começar a apresentar quatro vantagens da estratégia para te inspirar. Ao final da postagem ainda vamos trazer um bônus, acompanhe 🙂

1. Imprima credibilidade e presença

Quando seu e-commerce começa a fornecer conteúdos de qualidade e informações relevantes por meio de estratégias marketing multicanal, a credibilidade do seu negócio aumenta, assim como sua atuação no mercado. No momento em que seu cliente começa a consumir seus materiais ele cria uma relação de confiança com sua marca.

Além disso, estar presente em vários canais de comunicação expressa profissionalismo. Dessa forma seus consumidores sabem que podem entrar em contato com você de várias formas. É aqui que aplicamos aquela máxima do saudoso Chacrinha: “quem não se comunicase trumbica”, que para seu e-commerce faz total sentido.

Para garantir destaque em relação à concorrência, é preciso ampliar sua visibilidade. E é nesse ponto que a estratégia de marketing multicanal age. Quando você aumenta a presença da sua marca em diversos canais, o número de pessoas impactadas por suas campanhas aumenta.

2. Taxa de conversão e Feedback

Atingir usuários em canais variados é, consequentemente, promover o crescimento da sua taxa de conversão. Quando falarmos de redes sociais, onde existe o compartilhamento de informações, as chances de conquistar novos clientes são maiores.

É a estratégia de marketing multicanal que vai garantir que consumidores possam comprar em seu e-commerce por diferentes meios. Nem todo mundo passa horas em frente ao computador e, com uma gama de dispositivos avançados, a forma como as compras online são feitas mudaram.

Seus clientes podem ver, conferir e comprar seus produtos em poucos cliques, seja via desktop, tablet ou smartphone. A estratégia de marketing multicanal ainda permite que sejam feitas consultas sobre o produto no ambiente online e a compra em uma loja física, ou vice-versa.

Como vai ser no futuro? É preciso garantir que produtos e serviços se mantenham atrativos para aqueles que já são clientes e, para preservar a satisfação e a fidelidade, nada melhor do que receber feedbacks. A opinião do cliente sobre seu produto é valiosa e pode vir a trazer melhorias para seu e-commerce como um todo.

É por meio dos feedbacks que conseguimos entender como melhorar e se estamos no caminho certo. A estratégia de marketing multicanal, além de te mostrar em quais canais você deve investir, ainda permite que se conecte com um número maior de clientes, o que é superpositivo para seu e-commerce.

3. Conheça seus clientes

Vimos em artigos anteriores a importância de conhecer seu público alvo e de criar a persona. Com essas informações é possível acompanhar o comportamento do consumidor e escalar o crescimento do seu e-commerce. Seja rápido para acompanhar essas mudanças e adaptar, ou até mesmo modificar, a forma de se comunicar.

Acompanhar, conhecer e entender os hábitos de consumo do público alvo do seu e-commerce te ajuda a ser mais certeiro nas estratégias de vendas e, consequentemente, na criação e otimização de produtos. Abuse desse conhecimento e tire o máximo proveito dele.

Ah… não confunda público alvo com persona. Público alvo é uma parcela da sociedade para quem você pode vir a vender seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma humanizada e personalizada

4. Fidelize seu cliente

E por último, mas não menos importante, temos a fidelização do cliente. Não existe nada mais saudável para um e-commerce do que um cliente fidelizado. Com sua marca presente em canais diversos fica mais fácil estabelecer uma relação duradoura com seu público alvo.

Use e abuse de campanhas. Crie cupons de descontos, divulgue promoções nas redes sociais, crie fluxos de e-mail marketing, entre em contato por meio de WhatsApp. Ou seja, se faça presente. A estratégia vai te permitir estar constantemente informado e interagindo com sua audiência.

Bônus

Mesmo apresentando vantagens para seu e-commerce, a estratégia de marketing multicanal pode acabar fazendo com que você fique perdido em meio a tantos canais de atendimento e tenha dificuldades em traçar estratégias de marketing diversificadas para cada um deles. 

Fazer uso de ferramentas que te ajudem na organização pode ser útil na hora de manter a organização tanto do atendimento ao cliente quanto a monitorar cada etapa do funil de vendas e suas leads. Outra dificuldade que você pode encontrar é manter o atendimento de qualidade.

Já existem no mercado algumas ferramentas que oferecem soluções para atendimento multicanal integrado a diversas plataformas. É o caso do Tag Chat, que além de ser um omnichannel, ainda possui funcionalidades e integrações que vão desde o contato com o cliente até recuperação de carrinho e atualização de status de encomendas via WhatsApp.

Gostou do conteúdo? Para não perder nenhuma de nossas postagens, basta seguir as redes sociais do Tag Chat e se inscrever para receber o nosso newsletter. Até o próximo artigo 🙂