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Se você possui mais de um atendente ou vendedor na sua empresa que utiliza o WhatsApp, certamente, já passou pela sua cabeça que ter uma central de atendimento por lá, poderia lhe trazer mais resultados. E claro, pensou também que ter um único número pode ajudar a reunir vários usuários. Pois bem, com esta certeza, já passou da hora de implementar.

Contudo, é importante saber que deixar este canal de atendimento limitado a ser operado por apenas uma pessoa, pode ser muito arriscado. Pois com o passar do tempo, você perceberá a baixa qualidade de atendimento, demora no tempo de resposta e perda de vendas.

Então, o correto é fazer com que seus clientes sejam distribuídos proporcionalmente para o seu time (para ter múltiplos atendentes no aplicativo) ou permitir que escolham com qual setor deseja falar, por exemplo, pode ser uma alternativa válida.

Pense em uma imobiliária que possui 10 vendedores, mas apenas 1 deles é responsável por atender os clientes que chegam pelo único número do WhatsApp Business, impulsionado nas postagens do Facebook da empresa.

Seria ótimo se todos os vendedores começassem a receber clientes em seus WhatsApps e, consequentemente, eles começassem a bater suas metas, não é mesmo?!

Escolha uma ferramenta homologada pela WhatsApp

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O multiatendimento no WhatsApp permite criar uma central com vários usuários em um mesmo número

Ao pesquisar no Google sobre “Call Center WhatsApp”, “SAC WhatsApp” ou “WhatsApp Central de Atendimento”, você irá encontrar diversas ferramentas que buscam resolver esses problemas, porém, a grande maioria não é homologada pelo WhatsApp.

O custo para arcar com esse serviço gira em torno de R$1,5 mil mensais, além do custo para implementação.

Portanto, não arrisque a sua empresa e o seu patrimônio ao utilizar uma plataforma que substitui o uso das plataformas oficiais e que não seja autorizada.

Em primeiro lugar, você descobrirá como realizar a distribuição de clientes no WhatsApp para vários atendentes do seu time.

Garantindo que seus operadores responderão pelas plataformas oficiais do WhatsApp, sem gastar uma fortuna por mês. Além disso, você evitará qualquer dor de cabeça para sua empresa.

O grande segredo é que não há a mínima necessidade dos seus atendentes realizarem o login em alguma plataforma de atendimento.

Eles simplesmente receberão os clientes já distribuídos em seus próprios Business. Esse método faz a distribuição intercalando entre os números de WhatsApp do seu time.

Ferramentas de WhatsApp

Ferramentas de atendimento por WhatsApp são plataformas e softwares integrados ao mensageiro que ajudam você a atender melhor seus clientes.

Elas se conectam ao Whats da sua empresa e permitem que vários atendentes utilizem o mesmo número, além de facilitar a organização das conversas, captar dados de clientes e viabilizar mensagens automáticas.

Assim, você consegue gerenciar o atendimento em tempo real e aumentar a qualidade do seu SAC, suporte e relacionamento com o cliente em geral.

Hoje, a empresa que não está no WhatsApp pode perder muitas oportunidades de negócio, pois já é comum a interação entre empresas e consumidores pelo app. 

Além disso, se você utilizar apenas o aplicativo, fica difícil acompanhar as conversas e oferecer a experiência que seus clientes merecem — daí a importância de usar essas ferramentas no dia a dia.

Automação: 3 fluxos para otimizar tempo e reduzir custos

Com uma boa ferramenta de atendimento por Whats, aliada a uma estratégia de Customer success, você consegue se antecipar às necessidades de cada cliente e oferecer um suporte ativo no app de mensagens mais usado do país.

Assim, o sucesso do cliente se torna o sucesso da empresa, já que as chances de ter um promotor da marca aumentam consideravelmente.

As ferramentas de atendimento por WhatsApp ajudam você a atender clientes com mais agilidade, organização e eficiência.

Elas permitem que vários atendentes usem o mensageiro simultaneamente e deixam você no controle das conversas, centralizando todos os canais do negócio (Whats, Facebook Messenger, Telegram, Chat) em uma única plataforma.

Além disso, contam com recursos como chatbots (robôs de conversação), mensagens automáticas e relatórios de desempenho detalhados.

Organize a central via WhatsApp por setores

Um dos maiores erros das empresas é ter um único telefone de WhatsApp e tratar todos os tipos de assuntos por ali, como por exemplo: dar suporte, realizar vendas e falar sobre assuntos financeiros.

Isso também pode trazer problemas para a sua empresa, pois você nunca saberá sobre qual assunto o cliente, que acabou de entrar em contato, quer tratar.

Separando os setores, você poderá colocar os melhores vendedores para falar com quem deseja comprar e deixar o setor de suporte ou financeiro com os respectivos profissionais da área.

WhatsApp Business

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O multiatendimento no WhatsApp permite criar uma central com vários usuários em um mesmo número

Por conta do lançamento do Business, se tornou possível instalar mais de dois WhatsApp no mesmo aparelho, além disso, se você utilizar o aplicativo chamado Dual Space, você pode duplicar todos os aplicativos que já possui instalado no celular, com isso, você terá dois WhatsApps “normais” e dois Business.

Para realizar a ativação de todas essas quatro contas, os números de telefones devem estar aptos a receber ligações ou SMS, para que você possa realizar a ativação por meio do aplicativo.

Conseguir coletar as métricas referente a cada um dos números e ter um maior controle em relação às pessoas do suporte e do comercial da sua empresa, pois se várias pessoas utilizarem o mesmo número, isso pode gerar inúmeras confusões e problemas internos;

Reduzir custos, já que você não precisa comprar diferentes aparelhos para cada uma das pessoas do time do suporte e da equipe de vendas, além disso, se você seguir as dicas no texto que recomendamos sobre como ter dois WhatsApp no mesmo celular, você não precisa comprar chip e não terá que gastar com recargas.

Whatsapp tem grande inserção com consumidor

Oferecer atendimento pelo aplicativo é essencial para empresas que querem estar mais próximas do consumidor e acompanhar a transformação digital. De acordo com a pesquisa Panorama da Mensageria no Brasil, publicada pela Opinion Box e Mobile Time, o WhatsApp está presente em 98% dos smartphones no Brasil. 

No mundo todo, o app tem mais de 2 bilhões de usuários ativos (Statista). Além disso, 86% dos brasileiros usam o aplicativo todos os dias, enquanto o risco de desinstalação do WhatsApp é de apenas 1%.

Outro dado importante da pesquisa é que 76% dos brasileiros interagem com marcas pelo WhatsApp, principalmente para tirar dúvidas (76%), receber suporte técnico (63%), receber promoções (53%) e comprar produtos e serviços (52%). 

Ou seja: estar no app verdinho é o mesmo que estar presente no dia a dia dos consumidores. Além disso, a tendência é que as pessoas se conectem cada vez mais com as contas comerciais e comecem a usar o app como canal oficial de vendas e atendimento.

Para completar, as ferramentas de atendimento por WhatsApp agilizam ainda mais as conversas e potencializam a interação com os consumidores.

Use a versão web para facilitar o atendimento de chamados

Se você pretende usar o WhatsApp para atender chamados e dúvidas de clientes, o ideal é baixar o WhatsApp para desktop em um computador e fazer os atendimentos por lá.

Dessa forma, fica muito fácil para o atendente prestar um bom serviço aos seus clientes. Assim, ele pode consultar outros sistemas e ferramentas, manuais online, procedimentos técnicos, tabelas de preços, se comunicar com outros colaboradores de sua empresa, verificar pedidos, com mais agilidade do que em uma pequena tela de celular.

Para isso, é preciso estar com o celular sempre próximo ao computador, com o WhatsApp ativado. Na primeira vez que fizer uso da versão web, você terá que fotografar um QR code como este com seu aparelho.

Links pesquisados

www.suiteshare.com

www.comececomopedireito.com.br

www.agendor.com.br

www.sirena.com.br

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