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Além de organizar o agendamento das consultas físicas e online, os softwares também possibilitam o controle financeiro e de prontuários clínicos

 Tecnologia e medicina são como irmãos siameses, visto que sempre caminham juntas. Atualmente, a tecnologia já se desenvolveu a tal ponto de auxiliar o médico na gestão de sua clínica ou consultório. Com ela, eles fazem de tudo na administração do seu negócio. E isto vale desde o aplicativo mais básico, aos softwares mais robustos, que incluem o serviço de confirmação de agendamento via e-mail e SMS, armazenamento de prontuários, até o controle das finanças. A pergunta que não quer calar é: você já modernizou o seu consultório ou continua usando aqueles arquivos de papéis, que quase se desmancham quando manuseados?

Os estabelecimentos de saúde precisam estar sempre abertos às novidades e soluções tecnológicas, para garantir desenvolvimento constante. Se você pode contar com software de gestão para clínicas, que ofereça assistência moderna e segura para seus pacientes, por qual razão não adotar?

Com o software de gestão de clínica médica, o gestor reduz, não só os desperdícios internos, mas também as faltas de pacientes, que esquecem de comparecer, por não ter quem os lembre no dia anterior à consulta ou tratamento.

Softwares ajudam a combater gastos e permitem arquivos gigantes em nuvem

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Como o CFM (Conselho Federal de Medicina) exige que todo atendimento fique registrado e disponível por pelo menos 20 anos, outra boa utilidade de um software médico é o prontuário digital. Ele permite um armazenamento seguro das informações do paciente, pois está em um banco de dados altamente protegido.

Um software médico não se preocupa apenas com a saúde de seu paciente, ele também auxilia a saúde financeira de sua clínica. Boa parte deles tem ferramenta para o fluxo de caixa, previsão de receitas e cálculo de giro de capital.

Uma das principais soluções administrativas para clínicas e consultórios dos últimos tempos, é a adoção de softwares de gestão, que facilitam e automatizam os processos de gestão administrativa, financeira e pessoal.

O primeiro passo diz respeito à análise prévia, realizada pelo gestor, da situação da clínica ou consultório. É necessário ter conhecimento sobre os pontos fracos e fortes da empresa, de forma a apontar quais processos poderão ser aprimorados ou substituídos após a implementação do software.

Softwares oferecem soluções integradas

A boa notícia é que as soluções em gestão estão integradas na computação em nuvem. Isso significa que a estrutura do software está armazenada na nuvem, não havendo necessidade de horas de instalação e configuração para seu uso na clínica, apenas de um computador com boa performance e internet.

Oferecer treinamento adequado para a equipe da clínica é um passo crucial para o sucesso na implementação do software.

Um bom software médico tem acessibilidade e uso simplificados. O modo de operação é intuitivo em layouts responsivos para que você acesse de qualquer lugar que queira.

Um software médico agrega vantagens competitivas ao seu consultório, como capacidade para administrá-lo de forma integrada, combinando desde os processos básicos do dia a dia, como a organização dos horários de consultas, contato dos pacientes e imprevistos como a gestão de chamadas perdidas ou pacientes ausentes.

Um ganho de tempo para a equipe, que poderá ser reinvestido na atenção presencial dos pacientes e em outras atividades administrativas e de promoção do negócio.

Um bom software médico possibilita acessar e controlar todas as consultas futuras e passadas em um único espaço. Ele ainda deve dar a facilidade de alterá-las e cancelá-las sempre que necessário, além de notificar o paciente em alguns cliques.

Também é importante que o software ofereça suporte no Brasil e que seja acessível aos terceiros a quem você confia a gestão do seu consultório, como a sua secretária.

Os softwares permitem mais controle dos prontuários

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Diferente de um programa de gestão padrão, onde você no máximo conseguirá armazenar os dados de contato, o prontuário eletrônico te permite incluir e consultar diagnósticos, antecedentes, medicamentos utilizados, além de emitir prescrições e anexar resultados de exames.

Isso torna o acompanhamento dos pacientes muito mais completo, assim como as consultas mais produtivas e menos burocráticas. A cada nova visita, você acessa o prontuário do paciente e visualiza todas as suas informações em uma linha do tempo simples e clara.

Segurança é um tema extremamente importante quando se trata de armazenamento de dados de pacientes e deve ser um dos seus pontos máximos de atenção no momento da escolha do software.

Informe-se sobre a política de proteção e privacidade do software contratado, sobre a criptografia, conheça como é feito o backup e quais são os protocolos de proteção contra acessos não autorizados.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados já está em vigor para regulamentar políticas de armazenamento e tratamento de informações sensíveis.

Tecnologia integrada ao smartphone

Outro ponto para levar em conta: garanta que o sistema seja perfeitamente visível a partir de todos os dispositivos: celular, computador ou tablet. Desta forma, você sempre terá todos os seus compromissos profissionais no bolso, a apenas um clique de distância.

Agendar lembretes automáticos – sejam por SMS, e-mail ou WhatsApp, possibilitará que você reduza o número de faltas nas consultas, além de economizar um tempo valioso da sua equipe, que não precisará entrar em contato com os pacientes um a um para confirmar a assistência à consulta.

Avalie se o software médico que você escolher também oferece uma seção de relatórios para medir o rendimento dos seus serviços e fazer o controle do fluxo de caixa e recebimento de despesas.

Sistemas mais modernos permitem ainda a análise da satisfação dos pacientes, da receita gerada por seus serviços e especialistas (em caso de clínicas) e também identificar as faixas horárias que mais geram absenteísmo.

Facilidade no agendamento

Essa talvez seja a tarefa mais corriqueira para quem lida com o atendimento de um paciente. Um software médico facilita muito a marcação de consulta médica, que, por muitas vezes, pode ser realizada pelo próprio cliente, de maneira online e sem necessariamente entrar em contato com a clínica.

Isso oferece não só praticidade ao paciente, como otimiza atividades dentro do consultório.

Principais softwares médicos

Se você ainda não implantou softwares de gestão em sua clínica, conheça os mais utilizados no mercado:

iClinic: software que possui clientes em 22 países e em todos os estados do Brasil, por isso, é bem popular, o que já indica que realmente pode valer o investimento. Você terá muitos recursos como o agendamento online, prontuário personalizado e uma gestão descomplicada.

Clinicatotal: é um sistema muito utilizado no mercado que armazena todos os dados de seu paciente e disponibiliza painéis para acessá-los intuitivamente. Há também uma agenda em que você pode gerenciar de maneira centralizada.  Um dos diferenciais desse sistema para clínicas médicas é o controle de bonificação por indicação. O que pode gerar uma boa estratégia de marketing para seu consultório.

Snake: é uma plataforma completa e fácil, possui um prontuário eletrônico completo com prescrição digital, teleatendimento integrado, espaço para documentos dos pacientes, e uma ferramenta que transcreve a consulta para que você possa ter as mãos livres e olhar nos olhos do seu paciente. Outra ferramenta do prontuário é o salvamento automático, sendo a única plataforma online que garante que você nunca perderá nenhuma anotação dos seus atendimentos, mesmo com instabilidades de internet ou quedas da bateria do seu notebook.

Tecnologia healthcare: entenda o que é

 SCODE: é a única plataforma com inteligência artificial aplicada à sugestão de diagnóstico e tratamento de pacientes. Essa ferramenta avalia a performance mental, física, metabólica, sexual e defensiva com questionários validados e exames do paciente.

Consultório Live: traz ferramentas poderosas para melhorar sua produtividade. Além de ser otimizado para todas as plataformas (iPhone, Mac, Android, Windows). O sistema ainda garante uma gestão financeira inteligente.

Versatilis: tem 10 anos de atuação no mercado de gestão de clínicas e consultórios, possuindo 100% de tecnologia Microsoft. Seu software é integrado, flexível e versátil. Tem painéis para clientes, secretários, equipe contábil e médicos oferecendo a cada um uma experiência personalizada.

Controlemedico: Além de todas as funcionalidades que é preciso ter um bom software médico, ele ainda consegue gerenciar o seu estoque e necessidades de compra, o que pode ser um baita diferencial para o seu consultório.  O seu sistema de CRM é completo, o que possibilita ter um melhor relacionamento com os seus pacientes e conquistar novos de uma maneira mais eficaz.

Feegow: é uma empresa prestes a completar 11 anos de existência, que busca criar e desenvolver soluções para gestão de clínicas e consultórios. Possui mais de 100 recursos e certificação SBIS-CFM, é ideal para organização gerencial e otimização de funcionamento porque cobre todos os passos do processo de gestão de clínicas e consultórios.

Amplimed: tem como objetivo auxiliar na rotina de clínicas e consultórios, tornando o dia a dia mais prático e com a segurança de dados que os pacientes precisam.

Shosp: é muito mais que um software médico de gestão de clínicas e consultórios. O Shosp tem como missão transformar o sistema de doenças do Brasil em um sistema de saúde. Isto em escala Global. Ao oferecer recursos como relacionamento com o paciente, controle de estoque, controle financeiro da clínica, agendamento online, prontuário eletrônico e uma gestão intuitiva e de fácil aprendizado.

Links pesquisados

www.blog.doctoralia.com.br

www.medicalbox.com.br

www.doctormax.com.br

www.enotas.com.br