TagChat
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

A semi automatização teve início em 1914, nas indústrias. De lá para cá, diversos processos passaram a tornar o trabalho sequencial mais ágil e claro, com mais produtividade. Se comparado com a atual realidade da automação, a inicial era coisa de criança.

Atualmente, com ajuda do TagChat, a automação de processos deu um novo impulso não apenas na indústria, mas em todo mercado produtivo, de forma geral. Ferramentas digitais tem tornado mais simples tarefas que antes tomavam muito tempo e careciam de muita mão-de-obra. Elas apresentam a vantagem do acesso ao sistema de qualquer lugar, o que reduz o tempo de um processo de meses para dias, ou até mesmo horas.  

Padronizar processos traz ganhos tanto para a gestão empresarial como para a industrial. Ao se ter em conta que a operação de uma empresa envolve processos complexos, quando automatizados é possível perceber um salto na competitividade e na produtividade. Feitas da maneira correta, a otimização e automação via TagChat traz benefícios nas diferentes etapas da produção. 

A otimização dos processos tende a ser bem vista pelos colaboradores, uma vez que o trabalho se torna menos burocrático. O TagChat faz com que a criatividade fique mais aflorada por conta das melhorias na cadeia produtiva, o que estimula o pensamento estratégico e os valores da companhia.

Quando otimizamos e automatizamos processos, reduzimos custos. Isso porque os processos podem ocorrer de maneira automática, o que consome menos tempo e dinheiro. A otimização garante não apenas que as tarefas sejam realizadas mais rapidamente, mas também que as análises sejam feitas de maneira mais eficiente.

A tomada de decisão também é privilegiada com processos automatizados. Ela melhora a qualidade e o controle, o que proporciona melhores informações de cada um dos processos. Quando se automatiza a gestão financeira, por exemplo, a empresa reduz o tempo gasto com anotações e inúmeras planilhas. Com o TagChat, a gestão fica mais eficaz e integrada a vários setores. 

Além disso, a automação dos processos também fornece informações mais precisas sobre a produção em geral. Com isso, a gestão tem a possibilidade de fazer análises muito mais objetivas. Ainda sobre custos, processos automatizados tendem a ser mais baratos e eficientes, o que garante que a empresa tenha mais capital disponível para investir em outros setores. A alocação de recursos e o planejamento de investimentos se tornam mais viáveis, o que propicia melhorias no trabalho realizado pela gestão.

Ao melhorar processos com o TagChat, empresas buscam crescimento de suas operações, de uma maneira que resulte em redução de custos e em uma consciência sobre o que cada processo realmente representa dentro do negócio. O propósito da otimização e automação de processos é de reduzir ou eliminar o desperdício de tempo e recursos.

Mas, como toda mudança depende de uma fase adaptativa, pode acontecer do processo não acabar como o planejado, do time não se acostumar com o novo sistema e da implementação não ter sido feita corretamente. O único jeito é começar a implantação do zero e de forma diferente, de modo a se adequar às resistências impostas.

TagChat: empresas com processos automatizados reduzem gastos e aumentam a produtividade da equipe
Empresas com processos automatizados reduzem gastos e aumentam a produtividade da equipe

TagChat: automação em 7 passos

Certamente, ao automatizar processos que foram provados e aprovados e espalhá-los pela empresa, a gestão colherá resultados em redução de gastos, prevenção de erros, corte em desperdício e aumento de produtividade. Ao pensar nisso, nosso time de especialistas criou 7 passos para dar início à automação da sua empresa agora. Acompanhe:

1. Conversão de landing page

Você está perdendo vendas e temos como provar. Nossa equipe entrou em contato com 126 empresas que usam o formulário como única forma de comunicação com o cliente. Desse teste, recebemos apenas 6 retornos, 3 deles via WhatsApp. Uma forma de evitar que essas perdas aconteçam é estar sempre presente.

Se você também sofre com esse problema, não se preocupe mais: nós temos a solução. Com o TagChat, além da captação, o chatbot ainda qualifica seu lead por meio de perguntas personalizadas e direcionadas para seu nicho de negócio. Esses dados, depois de coletados, são enviados para seu WhatsApp, assim a comunicação pode ser iniciada imediatamente.

Abandone os formulários. É mais fácil o visitante fornecer dados durante uma conversa do que preencher um que não é nada interativo. O contato direto com o lead é o ponto essencial para melhorar suas vendas. Esse fator também pode influenciar na retenção dos clientes.

2. Pré-qualificação e agilidade no atendimento

Quem está inserido no cenário digital sabe o tanto que a geração e qualificação de leads é uma tarefa essencial e, ao mesmo tempo, nada fácil de ser feita. A captura de leads qualificados por meio de chatbots pode ajudar suas equipes de marketing e vendas a manter o cliente aquecido, além de entregar conteúdo de qualidade por meio de e-mails, e-books, infográficos, webinars.

Por isso, não deixe seu cliente à espera de atendimento. Esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal de contas, você não sabe quando seu cliente vai entrar em contato. Empresas perdem clientes por não terem capacidade para atender a todos. Além de gerar insatisfação no consumidor ainda é possível perceber uma queda nos lucros.

chatbot não faz a venda sozinho, mas com ele em funcionamento é possível coletar e salvar dados necessários do cliente para que um vendedor entre em contato e finalize a venda. A abordagem rápida melhora os resultados da sua empresa. O chatbot te ajuda a não perder oportunidades por não estar online.

3. Centralização dos atendimentos, status de conversas e atendentes

Com a recente mudança no hábito de compra dos consumidores, os clientes estão espalhados por vários canais e manter excelência no atendimento, nos dias de hoje, está cada vez mais difícil. O omnichannel chegou para centralizar todos esses consumidores em um único lugar e facilitar a comunicação com o cliente.

Com o TagChat é possível conectar todos os canais de comunicação da sua empresa em um único e revolucionar o relacionamento com o cliente. Por meio da ferramenta ainda é possível automatizar tarefas cotidianas, criar jornadas de atendimento personalizado qualificar seus leads.

Tenho vários atendentes, e agora? O TagChat, além de omnichannel, ainda é multi atendentes. Conecte quantos números de WhatsApp quiser, separe seus atendimentos por setores, classifique seus clientes por meio de tags e dê mais autonomia para seus colaboradores.

4. Facilitação da Gestão

Otimize o trabalho dos seus vendedores. Com ajuda de um chatbot é possível fazer a pré-venda de maneira rápida e eficiente. Por meio do TagChat é possível apresentar as informações sobre o produto solicitadas pelo cliente. Caso haja interesse, o chatbot já coleta os dados necessários para a finalizar a compra.

Personalização, outro ponto positivo no uso de chatbots. Escolher o foco do seu assistente virtual faz toda a diferença. Você pode o programar para passar informações sobre produtos ao cliente ou apenas para capturar dados para sua equipe. Programar seu chatbot para usar linguagem humanizada também é possível. Inclusive esse é nosso grande diferencial: o SuperAvatar.

Multifacetário, o chatbot pode ser programado para oferecer produtos e, depois da escolha, redirecionar o cliente para a página de checkout, onde ele vai fornecer os dados solicitados e efetuar o pagamento. Ou seja, o chatbot ainda pode auxiliar nas vendas automáticas e, assim, aumentar a receita da sua empresa.

Para facilitar ainda mais sua vida, o chatbot pode ser integrado com sistemas financeiros e enviar boletos e links de pagamentos para seu cliente. Tudo isso sem nenhuma intervenção humana. Como pode ver, existe uma infinidade de maneiras de automatizar o processo de vendas da sua empresa por meio do TagChat, entre em contato com nossos especialistas e personalize a sua hoje mesmo.

5. Automação e integração

automação de processos consiste em transformar etapas que eram realizadas de maneira manual em procedimentos que contam com a ajuda de tecnologia. O advento da automação não vem para substituir a atividade humana, mas sim para otimizar recursos e facilitar o trabalho dos profissionais de uma maneira geral.

Automatizar processos se fez cada vez mais necessário, principalmente depois do crescimento dos canais digitais. Como exemplo podemos citar estratégias de e-mail marketing, que podem ser enviadas com ajuda da automação de marketing. Embora possa parecer complicado, os fluxos de e-mail automatizados são simples de serem configurados.

Provavelmente as maiores vantagens da automação de processos é a redução de gastos e a otimização de tempo. Com o TagChat é possível realizar inúmeras tarefas com custo reduzido e observar ganho expressivo na produtividade da equipe por conta da implantação de fluxos de trabalho.

6. Pesquisa de satisfação

Quando pedimos a opinião dos clientes, conseguimos realizar mudanças em processos de setores e até mesmo implantar novas ações e melhorias. Imagina só o trabalhão que iria dar aplicar uma pesquisa de satisfação manual na sua base de clientes.

Veja abaixo algumas das principais vantagens da implantação de pesquisa de satisfação automatizada via TagChat para sua empresa: 

  • Identificar oportunidades de melhoria; 
  • Criação de planos de ação assertivos; 
  • Avaliação rápida e mais eficiente; 
  • Otimização de tempo; 
  • Clientes satisfeitos; 
  • Redução de custos. 

Quando propõe uma pesquisa de satisfação, a empresa demonstra preocupação com seus clientes e ganha pontos com ele. Quando ouvido, seu cliente se sente valorizado e amparado. Se engana quem pensa que isso pode sair caro. Entre em contato com nosso time de consultores e crie um plano sobre medida para sua empresa. 

7. Régua de automação

Contra dados não há argumentos. E-mails automatizados aumentam a receita e o ticket médio da sua empresa. Segundo informações da Barilliance, em 2020 a taxa média de conversão de e-mails foi de 1,22%, o que representou por volta de uma venda a cada 100 e-mails.

E-mails, por mais que não pareçam, são relevantes para seus clientes. Um exemplo claro disso são os e-mails de aniversário. De acordo com informações publicadas pelo Serasa Experian, eles tem taxa de transação 481% maior do que e-mails que contém conteúdo promocional. Eles ainda geram 342% mais receita.

Depois de todos esses dados, está na hora de começar a criar a régua de e-mail marketing da sua empresa. Mas calma, não precisa se preocupar, nossa equipe de especialista, depois de entender todas as suas necessidades, vai montar o fluxo e te entregar tudo prontinho.

TagChat: empresas com processos automatizados reduzem gastos e aumentam a produtividade da equipe
A automação promove maior eficiência e integração de processos e melhora a produtividade e gestão do tempo

Adoção da automação

Fazer automação de processos em uma empresa consiste em aprimorar e otimizar etapas do fluxo de trabalho através da tecnologia e da substituição de tarefas manuais por sistemas. O objetivo dessa ação é ter maior eficiência, integrar processos, acelerar etapas, evitar burocracias, melhorar a produtividade das equipes e a gestão do tempo.

Com tudo isso em prática, a gestão consegue direcionar melhor os recursos financeiros e tornar viáveis investimentos em outros segmentos da organização. Isso sem falar na otimização do tempo das equipes, que são liberadas de tarefas rotineiras para se dedicarem a ações que são realmente importantes.

A automação, além de impactar na rotina de trabalho dos funcionários, ainda atua na captação de clientes e fechamento de vendas, fabricação e envio de produtos, contabilidade financeira e auxilio na verificação de métricas. Essas ações, além de tornar as funções mais ordenadas e eficientes, gera ganho de tempo de produção e aumento de atividade intelectual. 

Tarefas repetitivas e demoradas, como o empacotamento de produtos, podem ser realizadas por uma máquina moderna com mais eficiência. O retorno sobre o investimento nesse caso, pode ser mais rápido do que você imagina, o que evita o retrabalho. Com menos funcionários para realização de determinadas tarefas, há um aumento na margem de lucro a longo prazo. 

Com a automação de processos, cada etapa do trabalho na empresa passa a ser pensada para atingir eficiência, autonomia e otimização. No caso de uma loja virtual, por exemplo, talvez você já disponha de um sistema que controle receita e despesa da empresa.

Esse mesmo sistema, se automatizado, poderia disparar um aviso para o funcionário do estoque já separar o produto e prepará-lo para ser despachado. Isso representaria um ganho de tempo na saída de produtos e otimização da comunicação. Quanto mais os processos puderem melhorar a vida do cliente, mais se ganha.

Reduzir a burocracia para preenchimento de cadastros ou agilidade na resolução de eventuais problemas, não somente diminui custos como também conquista os consumidores. Isso resulta em aumento no engajamento e na fidelização da sua marca junto ao cliente.

Uma dica: faça a documentação das modificações durante os processos de automação. Crie fluxogramas que demonstrem o funcionamento do processo antes e depois. Anote também os valores do investimento para uma determinada melhoria.

Assim o gestor será capaz de comparar os resultados e medir o impacto financeiro que as alterações representaram para o negócio. O setor administrativo deve criar métricas a fim de acompanhar a evolução do desempenho no decorrer da implementação das novas rotinas automatizadas. 

TagChat: empresas com processos automatizados reduzem gastos e aumentam a produtividade da equipe
Anotações e rotinas burocráticas deixam de existir no processo de automação e otimização

Menos papel e mais máquinas

Anotações, volumes de papéis e rotinas burocráticas deixam de existir ou são reduzidos significativamente no processo de automação e otimização. A produção manual passa a ser feita por máquinas e sistemas. O trabalho feito por humanos vai depender da complexidade de cada atividade. 

O conhecimento de cada uma das etapas do processo de tomada de decisão está muito ligado à compreensão da definição de gestão empresarial. Gestores precisam ter em mente a importância de manter a maior parte da carga operacional dos processos de compras automatizados.

O processo de automação vai revolucionar atividades antes feitas à mão por etapas realizadas por equipamentos muito mais rápidos. Não significa que vai eliminar a necessidade de um serviço humano, mas que vai melhorar a execução dele. 

O CTO do TagChat, Rodrigo Xavier, comenta que para ter sucesso com a automação de processos é preciso pensar nas “atividades que exigem concentração e que estão sujeitas a erros humanos”, elas são mais eficazes nos processos automatizados.

O que, por outro lado, pode ser corrigido com o uso de computadores, que são extremamente eficientes neste processo. Daí a importância de ter tarefas executadas por máquinas. Elas são capazes de dimensionar atividades em massa, o que não é facilmente alcançado quando falamos de pessoas.

Ao invés de gastar horas para realizar determinadas tarefas, com a automatização os processos produtivos passam a operar com máquinas, enquanto, o material humano é destinado a trabalhos mais intelectualizados e de analise das atividades. 

Relatórios extensos deixam de existir e dão espaço a uma demanda de trabalho realizada por meio de sistemas. Assim, o pessoal fica empenhado em interpretar todos os dados coletados. E isso aumenta os ganhos do negócio. No processo de automação os chatbots são muito úteis. São eles que travam diálogos com os usuários e até mesmo solucionam as solicitações dos consumidores, sem que seja necessária uma pessoa do outro lado.

Mas, para que tudo isso dê certo, é preciso o uso de tecnologia especializada. “A inteligência artificial é a ferramenta fundamental para que muitos processos deem certo”, comenta o CTO do TagChat, Rodrigo Xavier. A automação de processos começa a tomar conta do mercado e do universo corporativo, se você não está inserido nisso, provavelmente vai se deparar com algo assim ou precisará implementar em sua empresa.

Para dar o primeiro passo em direção à automação de processos, já sabe: siga as redes sociais do TagChat ou entre em contato nossos especialistas e automatize todas as rotinas da sua empresa agora mesmo.

Atendimento personalizado ao cliente

Quando se fala de atendimento personalizado a ideia é fidelizar clientes e aumentar a lucratividade das empresas inteligentes O atendimento ao cliente tem sido o

Tecnologia healthcare: entenda o que é

Novos aplicativos com tecnologia healtchcare ajudam a encurtar distâncias entre profissionais da saúde e seus pacientes O ditado popular já diz: saúde em primeiro lugar.